A cooperação torna o mundo melhor e, há meio século, ajuda a escrever diariamente muitas histórias de crescimento na região dos Campos Gerais.
A cooperação torna o mundo melhor e, há meio século, ajuda a escrever diariamente muitas histórias de crescimento na região dos Campos Gerais.
26 de abril de 1962. Um grupo de 40 produtores de arroz funda a Cooperativa Mista de Ponta Grossa, a Coopagrícola. O objetivo: unir forças para vencer as adversidades e a falta de estrutura para o cultivo e principalmente recebimento de grãos na região.
Na mesma década, inicia-se também nos Campos Gerais o cultivo da cevada cervejeira, da aveia, do centeio, do trigo e do “trigo mourisco” ou “trigo sarraceno”. Depois, vieram o milho e a soja, o que tornou a busca por orientações precisas sobre estas culturas, um fator importante na projeção e crescimento da cooperativa.
Em 1967, José Slusarz assume a presidência da Coopagrícola com a missão de modernizar a atuação da cooperativa.
Sua gestão é marcada por números positivos de crescimento e produção, como por exemplo a construção dos armazéns na Unidade Sede de Ponta Grossa.
José Slusarz é considerado um dos maiores presidentes que a Coopagrícola já teve.
Perto da década de 1970, grandes empresas de beneficiamento, como Sambra, Cargil, Anderson Clayton, Coimbra, Incopa e Coopersul instalam-se na região em função do expressivo crescimento na produção de soja local.
Em 1975, a Coopagrícola foi uma das grandes incentivadoras da criação do Curso de Agronomia da UEPG, participando ativamente da comissão que pleiteou a instalação do curso junto ao Governo Estadual.
Nesse período, a cooperativa também se destacou como uma das pioneiras na disseminação da tecnologia do plantio direto, tendo Nonô Pereira como Diretor e Nadir Razini à frente do corpo técnico, hoje considerados entre os grandes nomes dessa tecnologia.
A Coopagrícola instalou, ainda, unidades de recebimento de grãos nos municípios de Ivaí, Ipiranga, Palmeira, Reserva e Tibagi.
No início dos anos 1980, a Coopagrícola incorpora a Cooperativa dos Ruralistas dos Campos Gerais, absorvendo seus cooperados, seu patrimônio e sua área de atuação.
Foi uma das empresas que participou do processo de fundação da APASEM - Associação Paranaense de Sementes e Mudas.
E, no final dessa década, fundou a Credicoopagricola, hoje Sicredi Campos Gerais, tendo 58 cooperados seus como fundadores.
Em 1995, década de incertezas políticas e planos de governo controversos, o cooperado Gabriel Nadal assume a presidência da cooperativa, junto com o seu vice-presidente, o saudoso Osmar Hilgemberg Júnior, do diretor secretário Demostenes Dusi e dos conselheiros administrativos.
Convidam, então, Vitor Salgado Monastier para retornar à cooperativa, assumir a função de gerente geral e iniciar um trabalho de reestruturação na organização, reduzindo as unidades de atendimento e o corpo funcional, contando com um quadro social mais enxuto, porém fiel aos princípios cooperativistas e principalmente à continuidade da cooperativa.
Já no início dos anos 2000, após a criação do Sescoop - PR, (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), um novo horizonte se apresenta para a cooperativa, com a capacitação, formação e aperfeiçoamento de seus membros, através dos treinamentos, cursos de graduação e pósgraduação, oferecidos por este órgão.
Em 2008, em conjunto com outras oito cooperativas, a Coopagrícola participa da criação da Coonagro, uma cooperativa central que surgiu para se tornar a melhor opção em insumos agropecuários para as cooperativas associadas e seus parceiros.
Nessa mesma época, inicia a parceria com a Fundação ABC, trazendo novos olhares para a aplicação de pesquisas na produção rural da região. E, em 2009, junto ao Sescoop-PR, começa também a implantar as atividades do Cooperjovem em escolas da região.
Em 2012, a cooperativa completa 50 anos com o desafio de tornar-se ainda mais competitiva com o negócio. Com o slogan “Um novo conceito, uma nova cooperativa”, busca um reconhecimento ainda mais forte dos cooperados e de toda a região dos Campos Gerais.
Em 2018/2019, mais uma importante parceria é firmada com o Sescoop/PR, com a criação de duas turmas de jovens produtores para participarem do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos.
Em 2019, a Coopagrícola inicia a construção de um novo Plano Estratégico, buscando profissionalizar sua gestão e fortalecer sua marca, abrindo novas fronteiras para o seu negócio e o de seus cooperados.
Nesse ano a Coopagrícola lança sua nova logomarca, com mudanças em toda a sua identidade visual, cria o Programa de Gestão de Pessoas, implanta a Gestão de Processos e um novo ERP.
Em 2022, comemora seus 60 anos com a conquista de metas estratégicas que estavam previstas para 2024 e um crescimento de mais de 60% do que no ano anterior, além da prospecção de três novas filiais e modernização das já existentes. Por meio de uma assembleia, define um novo Conselho de Administração, no qual o cooperado João Marcos Bach assume a presidência e Gabriel Nadal o cargo de vice-presidente.
Ainda em 2022, inicia o projeto de reestruturação de toda a logística de recebimento na unidade de Ponta Grossa, ampliando sua capacidade de recepção. Começa também o projeto de ampliação da capacidade de recebimento na unidade de Palmeira.
Buscando sempre oferecer tecnologia aos seus produtores, a Coopagrícola implanta, neste mesmo ano, o serviço de aplicação de defensivos com drones e inicia o projeto de agricultura de precisão, aprimorando ainda mais os serviços de assistência técnica aos produtores.
“Viabilizar Soluções para as atividades de seus Cooperados, desenvolvendo Processos Sustentáveis no agronegócio.”
“Ser referência de Cooperativa do agronegócio que busca maior Inovação na Prestação de Serviços.”
"Ética, Transparência, Honestidade, Confiança e Responsabilidade socioambiental."
“COOPAGRICOLA, confiança é a nossa marca.”